Dízimo



Gesto bíblico de doação de parte dos rendimentos obtidos pelo fiel em prol da evangelização, ação pastoral e ação social da Basílica Santo Antonio de Pádua.

“DÍZIMO, EXPERIÊNCIA DE FÉ”

A Pastoral do Dízimo, em nossa Basílica, carrega uma forte experiência de ação. Não se trata de um simples serviço de arrecadação, mas uma pastoral estruturada, capaz de movimentar grande número de voluntários, ligados a um ideal, “a retribuição a Deus através do fortalecimento da comunidade”. A ação é planejada e articulada a partir de nossa realidade local de Basílica. Além das reuniões de trabalho, há encontros de formação e de partilha na oração.

Nas missas da Basílica e da Igreja Matriz, se fazem presentes como “Plantão do Dízimo”, fazendo inscrições para aqueles que ainda não são dizimistas e esclarecendo dúvidas. Todo segundo domingo do mês, acontece a CONSAGRAÇÃO DO DÍZIMO, em que, cada dizimista, durante a Santa Missa, consagra seu gesto a Deus, como atitude de gratidão e fé.

A cada mês a experiência se renova e o dizimista percebe ser um forte instrumento de evangelização, e por meio de sua participação permite que o Cristo apareça e livre-nos do individualismo e nos dê a graça do convívio comunitário, onde todos se responsabilizam pela obra material e espiritual da Igreja.

O dízimo é também expressão de vida comunitária, pois nos indica o que queremos e onde podemos chegar a partir do modelo de comunidade que juntos assumimos, onde os bons frutos já são visíveis, tudo isso de forma consciente e participativa, sem o uso de artifícios apelativos pautados na teologia da prosperidade e/ou por fundamentalismos bíblicos. Para nós, quem doa, é porque se sente responsável por sua comunidade e isso é o bastante.

O dízimo em nossa comunidade conta com recursos e meios, via sistema informatizado, que lhes possibilitam um efetivo controle das entradas, bem como visualizar em forma de lista ou gráficos sobre as devidas participações e valores em forma de relatório, em qualquer momento solicitado. Ainda nos permite este sistema, uma comunicação direta com nossos dizimistas, para avisos e felicitações nos principais momentos da vida. O segredo de tudo está na acolhida de cada pessoa em nossa comunidade.

Temos consciência que há muito ainda a fazer e alcançar, mas não nos falta à humildade de caminhar juntos, de integrar as pessoas e anunciar a Palavra de Deus, sendo, cada vez mais, uma Igreja viva e missionária.

E o dízimo é fruto dessa consciência!

Padre Pedro Leandro Ricardo – Pároco Reitor

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Endereço completo

Sua mensagem