História de Nossa Senhora Aparecida



NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, colheram a imagem de N. Senhora da Conceição, no lugar denominado Porto de Itaguassu. Filipe Pedroso levou-a e a guardou até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a imagem da Virgem que ali permaneceu até 1743.

Todos os sábados, a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido a ocorrência de milagres, a devoção, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora Aparecida.

A 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada e a 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de basílica menor. O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930. A 5  de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu a “Rosa de Ouro” à Basílica de Aparecida. Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente consagrada pelo Papa João Paulo II a 4 de julho de 1980.

Fonte: Missal Romano