O Reitor



_RVS6446

Padre Pedro Leandro Ricardo

Nasceu no dia 21 de janeiro de 1969 na cidade de Americana – SP.

Natural de Americana, Padre Leandro foi ordenado no dia 26 de fevereiro de 2000 na Paróquia São Domingos, local onde foi o primeiro a ser batizado por isso leva o nome de Pedro Leandro Domingos em sua certidão de Batismo. Lá também recebeu a Primeira Eucaristia e foi Crismado.

Durante sua caminhada passou pelas Paróquias São Sebastião, em Porto Ferreira, e Bom Jesus dos Aflitos, em Pirassununga, até ser nomeado Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Araras, onde permaneceu por 11 anos.

Localizada em uma área de grande demanda populacional e vulnerabilidade social crescente, Padre Leandro reestruturou os serviços da Igreja e ampliou o atendimento do Instituto São Francisco de Assis, no qual ocupou o cargo de Diretor. Construiu o Centro Pastoral e Social Paz e Bem e a nova Igreja Matriz de São Francisco de Assis com 2.240m² e capacidade para 1400 pessoas sentadas.

Após mais de 10 anos Padre Leandro voltou a atuar em sua cidade natal. Em fevereiro de 2013 foi empossado Pároco da Matriz Santo Antônio de Pádua, em Americana, pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Bispo Diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira.

Desde então tem buscado acolher e corresponder aos apelos e necessidade das centenas de fiéis que buscam a Igreja diariamente. Reestruturou e ampliou os horários de Missas, atendimentos e a Festa de Santo Antônio. Já em sua chegada solicitou a Dom Vilson a elevação da Matriz em Santuário Diocesano, o que ocorreu no dia 13 de junho de 2013.

Com a nova configuração da Igreja, Padre Leandro trabalhou nas adequações para realizar o pedido ao Vaticano de elevação à Basílica, mais alto posto que uma Igreja pode alcançar. Em tempo inédito de análise e aprovação, pouco mais de um mês, o Papa Francisco assinou o Decreto de Criação da Basílica de Santo Antônio de Pádua no dia 31 de maio de 2014. A Basílica foi instalada no dia 30 de novembro do mesmo ano pelo então Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

Atualmente o Reitor e a Comunidade de Santo Antônio estão empregando esforços na restauração da Igreja. A terceira e última fase das obras internas foram concluídas em 2016. Agora os trabalhos serão executados também na parte externa. A Igreja Matriz de Americana, datada de 1897, também deverá passar por restauração por meio da Lei Rounet.

Padre Leandro também é autor do livro “Manual do Ministro Leigo”, da Editora Ave-Maria, lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2016.